
Por Ronaldo Magella
Fazemos campanha contra o alcoolismo, o tabagismo, contra o sexo sem prevenção, por segurança no trânsito, mas não nos importamos com a solidão das pessoas, cuidamos da nossa vida e quem quiser que procure viver e vencer a dor que lhe aflige, pois já estamos ocupados demais com o nosso individualismo e com o nosso egoísmo.
Só pensamos e sentimos falta das pessoas quando os três mensageiros de Deus, a doença, a velhice e a morte nos batem a porta, aí sentimos falta das visitas, das conversas, do barulho, da companhia dos outros. Quando estamos bem, saudáveis, não nos importamos com ninguém e com nada, a não ser a nossa própria sobrevivência.
Sei que muitas vezes chego até ser inconivente, pois aqui estou a mandar todo santo dia um email, escrever um texto, elaborar um tema, desenvolver um pensamento, construir uma ideia, confesso, já pensei muitas vezes em não mais escrever, parar, ou escrever, sem importunar as pessoas, mas sempre penso comigo mesmo, primeiro, estou fazendo algo de bom, pelo menos penso, pois estou levando até as pessoas que conheço, e as que desconheço, um pouco de mim, das minhas reflexões, daquilo que vivo e sinto, e segundo, se elas não gostassem já teriam reclamado.
É bem verdade que muitas pessoas não dão a mínima atenção, não lêem, mas já estou fazendo a minha parte para acabar com a solidão do mundo, das pessoas, estou aqui, mesmo que ninguém me escute e/ou preste atenção. Então, me veio a sugestão. (e já estou acostumado com o silêncio dos outros, é um direito deles, meu, nosso, do mundo, silenciar)
Pensei em fazer uma campanha contra a solidão, coisa simples, não precisamos de muita coisa, só precisamos que nos comprometamos com a causa. Só precisamos falar com as pessoas, dá um “oi”, um “olá”, fazer uma visita, mandar uma mensagem, um torpedo, sei lá, qualquer coisa, só para lembrar as pessoas de quem gostamos que nós as amamos e precisamos delas em nossas vidas.
Não custa nada, mas rende muito. Vamos lá aos nossos orkuts, emails, MSN’s, Twitter`s, vamos falar com as pessoas, vamos dizer um bom dia, dá um sinal de vida, vamos perguntar como elas estão, pois como me disse um amigo ainda hoje, o meio digital é uma forma de aproximar quem está longe trazendo para perto, vamos então, assim, aproveitar o espaço, o meio, criar laços, fortalecer amizades, criar calor humano na rede, deixar o brotar o amor.
Oi, você está bem? Comecei, agora faça a sua parte, procure seus amigos, familiares, seus amores, faça parte da vida deles, começa agora, não deixa para amanhã, pode ser tarde demais. Vá, sem medo, vamos nos tornar mais humanos, ainda dá tempo de vivermos.
CAMPANHA PELO AMIGO, DOE UM AMIGO Quem são seus amigos? Certamente você já terá a resposta em mente. Meus amigos são os melhores do mundo (como se todo amigo não fosse), eles me dão força, estão sempre comigo, me abro com eles, conto segredos. Somos unha e carne.Mais será que só isso é ser amigo? Amigo para mim é aquele que reclama comigo quando estou errado, me critica quando não estou sendo sensato. Nem sempre os amigos de verdade podem sorrir para você e te deixar feliz. Algumas vezes eles precisam te arrancar lágrimas, te magoar. Fazer você repensar a sua vida, os seus sentimentos. Mas também amigo mesmo é aquele que empresta algo e não cobra depois, que te paga o lanche quando você está duro. Que lembre que você tem algo dele e que quando você está com dinheiro recorda que a última vez foi ele quem pagou a conta. Vinícius de Moraes dizia que amigo agente nunca encontra, apenas reencontra. Lembro que a minha mãe cantava uma música de igreja que dizia “prova de amor maior não do que doar a vida pelo irmão”. O maior exemplo de amizade foi o de Jesus. Hoje no mundo globalizado não mais espaço para os amigos. A concorrência no mercado de trabalho, na universidade, em todos os lugares não permite que você tenha amigos. Agente tem até medo de contar uma coisa boa, com receio de que a outra pessoa possa tomar o nosso lugar. Os melhores amigos mesmo são se procura, não são feitos, eles vêm com a brisa leve da noite acariciando a sua face. Você tropeça neles, bate, esbarra, esmurra, briga, xinga e depois o ama. Quantas vezes seu melhor amigo deixou de falar com você e quantas vezes o seu inimigo tornou – se amigo fiel? A vida tem dessas. “Amigo é coisa para se guardar debaixo de sete chaves?” Que nada. Vamos fazer uma campanha doe um amigo e ganhe outro. Pessoas boas devem invadir o mundo e não ficarem guardadas seja lá onde for. Se você tem alguém que confia, divida com outra pessoa. Seja uma pessoa solidária. Você precisa de amigos? Todo mundo precisa. Então vamos fazer uma campanha “Faça seu amigo meu amigo e eu te darei um amigo meu amigo”.

0 comentários:
Postar um comentário