Pages

OPINIÃO X IBOPE: Resultados após resultados, nada muda e os gestores continuam a brincar de fazer televisão


Depois de muita espera, na última terça-feira (04),  foi divulgado o ibope das TV's em João Pessoa, as médias de cada programa. Acompanhe:

• JORNAL MATINAL

1° Bom Dia Paraíba 12.60 Pontos
2° Correio Manhã 6.28 
3° Tribuna Livre

• JORNAL VESPERTINO

1° JPB1 18.36 Pontos
2° Correio Verdade 15.68
3° Cidade Em Ação 8.27 
4° Tambaú Da Gente 5.33
5° Fala Cidade 0.52

•  JORNAL NOTURNO

1° JPB2 41.91 Pontos
2° JORNAL DA CORREIO 9.32
3° TAMBAÚ NOTICIAS

• PROGRAMA POLÍTICO

1° CORREIO DEBATE
2° REDE VERDADE
3° PRIMEIRO PLANO

PROGRAMA POLICIAL NOTURNO

1° CIDADE ALERTA PB
2° ROTA DA NOTICIA
3° PARAÍBA URGENTE

O colunista Lucas Gomes deu seu pitaco sobre a pesquisa, abaixo seu comentário sobre cada emissora. Lembramos que essa não é  opinião do Blog e/ou de seus colaboradores. 

ARAPUAN



Do começo da manhã aos fins de noite, não pode se negar que a Tv Arapuan estar com uma excelente programação, mas com falhas que deixam seus concorrentes bem fortes. Erly Fernandes que a quase 2 anos chegou para comandar o "Tribuna Livre", deu um banho no horário, mas convenhamos que suas animações ilimitadas às 6 da manhã são bem chatas... Na sequência, Marília Lima no comando do "Manhã Da Gente", o programa tem uma hora e nesse período os assuntos e convidados são ótimos, mas insiste em colocar ainda no começo das manhã a cozinha, que apesar de ser os mais belos pratos, fácies e super práticos não convence a telespectadora. Ao meio-dia (aliás, digo às 11:40, ou é 11:45, ou é as 11:50‽), o irreverente Sikera Jr. que chega animando e informando o horário. Com uma 1h45m, o jornal termina às 13:30 no mesmo horário em que acontece a transição (JPB1, Tambaú Da Gente e Fala Cidade) e com isso toda audiência vai para o canal ao lado... O "Jornal da Arapuan", até consegue ser um bom resumo do fim das manhãs, mas começa em um horário errado. Fechando a tarde, Adelton Alves comanda o "Rede Verdade", em meia hora um pequeno resumo da política, mas poderia ter uma investida maior, talvez transmitir um pouco a entrevista que ocorre na rádio da emissora no mesmo horário, quem está em casa gosta dessa interação. E já no final do dia, Vinícius Henriques é âncora do "Rota Da Notícia", e aquela tradicional regra chamada de 'IMPACIALIDADE' não serve de nada em seu programa, suas preferências políticas e ideológicas são corriqueiras quem quiser concordar, o terá como um parceiro para todas as horas e quem discordar... O fato não é declarar apoio para o político A ou B, mas não querer aceitar opiniões contrárias às suas, achando que tudo se resume na base da pancadaria.

CABO BRANCO




Após tantos dias o ancorando o JPB2, Larissa Pereira tem se mostrado como a melhor escolha para substituir Edilane Araújo e ainda deixando o jornal mais leve. Mas apesar do seu ótimo desempenho, o público de casa consegue ver que a equipe ainda não se adaptou ao novo padrão e consequentemente comete erros diariamente... Mais cedo, Bruno Sakaue e seu JPB1, sua formalidade, seu jeito sério e sua maneira de comandar o jornal é sem dúvidas, um diferencial no jornalismo paraibano, a única coisa quem incomoda é a repetição de pauta do Bom Dia Paraíba. Ao comando de Kako Marques, o "Globo Esporte" tem só 10 minutos,  e mostra um resumo completo das notícias esportivas. A quase 10 anos, Patrícia Rocha está a frente do "BDPB", subsistindo grades nomes como por exemplo Beth Menezes. Aquele velho jornal de bancada, sentado e com apenas 40/45 minutos, hoje tem duas horas e com participação de todo o estado, é dinâmico e interativo. E não é a toa que tem a liderança a dois anos... 

CORREIO

Chegou o período em que saí o Ibope, e lá vai TV Correio fazer a tal "CARAVANA" e as visitas na feira, o que começou lá trás na época do apresentador Jota Júnior, acontecia quase que semanas e fazia a festa em cidades diferentes, com variadas bandas locais e nacionais e prêmios, hoje apenas essas duas últimas existem e feitas apenas em bairros da capital e em duas ocasiões, entre os meses Abril/Maio e Novembro/Dezembro. Esses são os meses em que sai as média dos programas... Fica claro a pretendencia da emissora de ainda fazer as caravanas. Os programas "Correio Debate, Correio Esporte e Mulher D+" não tem de quê se queixar, tem na sua apresentação Fernanda Albuquerque, Sérgio Montenegro e Hermes de Luna e são ótimos no comportamento em frente as câmeras, na fluidez das entrevistas e no conteúdo programado. "Cidade Alerta PB" e "Correio Manhã", ambos apresentados por Jomar Brandão e Nilvan Ferreira faz barba, cabelo e bigode, mostrando tudo da área policial, aquilo que realmente precisa saber ao sair e ao chegar em casa... Samuka Duarte sempre teve uma forte opinião, era aquilo que povão gosta, mas se deixou levar pela fato de "EU SOU O APRESENTADOR E TENHO A RAZÃO". Seu programa é policial, mas vive exaltado a concorrência e colocando pautas que sempre foi a marca do outro canal. O que era pra ser um resumo do dia, tá mais para uma revista eletrônica, ao comando de Linda Carvalho o "Jornal da Correio" tem quase 50 minutos e por isso, assuntos não faltam, afinal de alguma forma eles tem que preencher o horário. 

MANAÍRA:

São disponibilizados quase 40 horas semanais para a programação local, porém existem apenas 3 programas (Fala Cidade, Primeiro Plano e Paraíba Urgente) que totalizam 12h30 semanais, os outros são enlatados, programas "INDEPENDENTES" e igrejas. Pra se ter ideia do estrago que se forma, a programação encerra às 19:20 da sexta e só retorna ao meio-dia da segunda. Não é possível que um dos maiores grupos de comunicação do Nordeste, tenha 5 afiladas sendo a Manaíra, a única que possui uma das melhores rádio All News do país e sendo a segunda emissora da capital, sem qualidade para seu telespectador... Ao meio-dia, Victor Freitas tem à frente o Fala Cidade e conta com 1h30 de duração, uma das belas jogadas da Tv ao contratá-lo. Victor é bem despojado, sério ao noticiar fatos relevantes e uma bagaceira total com sua equipe. Na sequência Rejane Negreiros comanda o Primeiro Plano, apesar de suas preferências políticas, ela não transparece isso no ar. O que é muito bom, elogia quem tem que ser elogiado e critica quem tem que ser criticado. As informações passadas até poderia ter embasamento melhor e com até duas entrevistas, mas falta tempo, foram inúmeras vezes ter que cortar o entrevistado ou até mesmo terminar o programa sem se despedir, porque em seguida tem um programa religioso, e se faça sol ou chuva, ele continua na grade... E se você perdeu as notícias da noite anterior não se preocupe, 24 horas depois e reportagens bem “explicadinhas” ainda serão destaque no Paraíba Urgente, apresentado por Cacá Barbosa. Apesar de ser "novo" no vídeo, Cacá demonstra competência em frente a eles, às vezes com opinião fortes e exageradas, mas, é uma grande revelação e uma ótima opção. Não precisa ser nenhum grande doutor para entender da área, mas o que falta além de tempo, é um maior investimento de qualidade na programação e a própria emissora sabe disso. Já está na hora de parar de brincar e falar de coisa séria, afinal já são três anos no ar...

TAMBAÚ:

Após uma extrema e grande reformulação na grade, a Tambaú se mostra como a pior plagiadora. Com a sanha de ser idêntica a "Cabo Branco", até o nome mudou para "REDE TAMBAÚ DE COMUNICAÇÃO" e até contratou uma repórter que nas rua demostrava grande domínio, mas no estúdio se mostrou um erro. Karine Tenório é a única mulher no horário, simpática e sabe o que faz, mas estão a transformando em uma "leitora de TP". O "Tambaú da Gente" começa às 11:30 e vai até às 13:15, é o primeiro telejornal do estado, no entanto, o programa está mal situado, colocando entrevistas em um horário em que a maior parte dos telespectadores ainda estão trabalhando e no período de transição (12:45 -13:15), apresenta o bloco de esportes (mesma coisa na Cabo Branco), chega a fazer dois intervalos de quase 3 minutos, e até 2 merchandising. Na apresentação de Sâmya Maia e Rafael Oliveira o "Com Você" vem na sequência, esse que seja talvez, o único programa da emissora que mostrou para o que veio. Apesar da troca de horário, não abalou as estruturas e conseguiu convencer o telespectador que a tarde seria a melhor opção. O Tambaú Notícias, apresentado por Aldo Shuler, é ótimo e é a opção para que gosta de acompanhar o resumo do dia com formalidade. O "Tambaú Agora" apresentado por Rubens Júnior dava bons resultados pela manhã e até chegou no terceiro lugar, mas foi extinto. Já o "Tambaú Esportes", depois da reformulação e ter trocado o Profº União por Wanessa Braz, também saiu do ar. Um tremendo tiro nos pés, pois a Tambaú é única emissora a transmitir jogos da copa do nordeste. Aos sábado, retornaram com o "Tambaú é Show" mas não ao vivo, gravado para economizar, na grade não serve nem como tapa buraco.

Enquanto as TV's Arapuan, Correio, Manaíra e Tambaú não destinaram uma programação adequada noturna aos sábado, a audiência pertencerá a Cabo Branco. E se os gestores continuarem fingindo que trabalham, sempre veremos certos apresentadores reclamado que nas redes sociais, sua audiência é enorme e o que o Ibope faz, é FAKE NEWS!


* Lembramos que essa opinião, não reflete na opinião do Blog e/ou de seus colaboradores. Você também participa do blog, basta fazer seu comentário em cada postagem ou entrar  em contato com a gente.

0 comentários: