Pages

Memórias da TV - Domingo no Parque com Silvio Santos - 1986




Podemos dizer que Sílvio Santos é um apresentador completo. Ele não depende do tipo de público, do formato do programa, nem muito menos dependeu da época em que o programa foi ao ar para se dar bem no comando de uma atração. Silvio Santos se sente à vontade apresentando qualquer programa, e com o público infantil (público esse mais exigente que o comum), não foi diferente. Sílvio Santos esteve por 18 anos à frente de um dos maiores sucessos da Tv brasileira, o Domingo no Parque. Quantas crianças que assistiram ao Domingo no Parque tornaram-se adultas durante o período em que o infantil esteve presente em nossa tevê?

A atração infantil surgiu na Tv Tupi em 1968 quando o programa dominical de Silvio Santos foi rebatizado de Domingo no Parque e passou a ter 6 horas. Na época séries como Mulher Elétrica e Garota Dínamo, Ark II, Joe 90 e desenhos como Super Presidente, eram exibidos durante o programa. Em 1978 Gugu Liberato que tinha sido contratado por Sílvio Santos como assistente de produção chegava a direção do programa. Quando a Tv Tupi fechou em 1979 o infantil transferiu-se para Record, vindo em seguida para a TVS onde ficou até 1986.

O Domingo no Parque era o primeiro programa apresentado por Sílvio Santos em suas atrações dominicais. Tratava-se de uma gincana infanto-juvenil envolvendo duas escolas adversárias, com premiação de brinquedos e tênis (em especial o Tênis Montreal, grande patrocinador do programa por longos anos). Outro quadro de destaque era aquele com a participação de bebês na brincadeira de jogar o dado. Mas, entre as atrações a que mais fez sucesso foi a brincadeira do “Foguete”, onde a criança participante entrava numa câmara com isolamento acústico aonde ela deveria gritar apenas "Sim" ou "Não", logo após Sílvio Santos propor trocas estranhas como uma Barbie por uma Bicicleta BMX Pantera da Monark. O quadro provocava risadas, quando a criança trocava (sem ouvir) um brinquedo caro por um sorvete, por exemplo.

Ainda no programa, as crianças ganhavam bonés com orelhinhas como as do Mickey e o distintivo do programa Clube do Mickey e tinha aquela latinha onde ou saía uma flor ou uma cobrinha e as crianças gritavam de medo! Os participantes podiam durante o programa ganhar um tênis Montreal, só precisavam estar afiados para falar o nome do modelo “antimicrobiel”.

0 comentários: