Já algum tempo, venho batendo na tecla que o Instituto IBOPE não é confiável. A prova maior é quando alguns programas de sucesso da tv não passam de 5 ou 6 pontos no IBOPE. Veja o que o Seu Tuta Carvalho, dono da Jovem disse a João Doria Jr. no programa Show Business clicando aqui.
"O Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística – IBOPE – de programas de televisão é medido por um aparelho decodificador (semelhante ao que alguns têm em casa) chamado Peoplemeter. Esse aparelho já existe em média, há 17 anos e funciona como um “espião” na casa do telespectador.
O aparelho funciona assim: ao ligar a TV o Peoplemeter já identifica cada usuário por meio das teclas do controle remoto. Ao assistir os programas, o aparelho começa a registrar os dados desde quando a TV é ligada até quando é desligada, grava também os canais assistidos, trocas de canais e tempo gasto em cada emissora.
Em cidades grandes com São Paulo, os Peoplemeter são transmitidos por meio de ondas de radio. Por isso os resultados são emitidos ao vivo. Já em outras cidades, as informações são coletadas uma vez por dia e divulgadas sempre no dia seguinte, em um prazo de 24h.
No total existem em média 6.000 Peoplemeter (instalados em 3.500 domicílios) que medem o ibope espalhados por vários estados. Esses aparelhos são instalados por meio de amostragem, como o principio usado nas pesquisas de opinião publica.
O IBOPE também realiza pesquisas políticas, demográficas (quais os hábitos de cada região), mídia (revistas, jornais, rádio e televisão, paga ou aberta) e mercado."
Fonte: Site CurioFisíca.
Dessa maneira que funciona o IBOPE eu concluo que pode SIM ser fraudado. Então vem a pergunta: quem é comprado: o IBOPE ou a população? Penso que nos dias de semana, não tem como competir, a Globo sempre fica em 1º na audiência, o que muda é no domingo que a competição é maior. Então paremos para pensar nas questões em que envolve audiência televisiva.

0 comentários:
Postar um comentário