Pages

DIA INTERNACIONAL DAS PROSTITUTAS. 02 DE JUNHO



No dia 02 de junho de 1975, cento e cinquenta (150) prostitutas ocuparam a igreja Saint-Nizier localizada na cidade de Lyon na França, elas protestavam contra multas, prisões e até assassinatos de colegas, os quais nem sequer eram investigados.


Arte de Picasso - As damas d'Avignon
Depois de reiteradas tentativas frustradas de obter apoio do governo, as mulheres resolveram ocupar a igreja e realizar uma representação dramática com intuito de obter visibilidade para suas denúncias. As prostitutas reivindicavam que o seu trabalho fosse considerado tão útil à França como outro qualquer. 


Essa ação tomou grande repercussão, uma vez que a ocupação foi transmitida por todos os meios de comunicação tanto na França como em outros países, inclusive no Brasil. Quatro anos mais tarde, em 1979, na região denominada Boca do Lixo – zona de prostituição localizada na cidade de São Paulo –  um grupo composto por prostitutas e demais pessoas que exercem prostituição organizou uma passeata para protestar contra ações violentas a que eram submetidas, tais como: espancamentos, assassinato de duas travestis e uma mulher gestante. 


Essas ações foram implementadas por determinação do, então, delegado Wilson Richetti. Em repúdio a esses atos, foi executada uma passeata no centro de São Paulo a fim de denunciar a violência a que eram submetidas tais pessoas. Com a repercussão dessa passeata, o governo do Estado resolveu afastar o delegado.


No dia 10 de junho, às 5 horas de manhã, as mulheres na igreja de Saint-Nizier foram brutalmente expulsas pela polícia.

Ao ter a coragem de romper o silêncio e denunciar o preconceito, a discriminação e as arbitrariedades, chamando a atenção para a situação em que viviam, as prostitutas de Lyon entraram para a história. Por isso, o 2 de junho foi declarado, pelo movimento organizado, como o Dia Internacional da Prostituta.



por: Marcos Lyra

0 comentários: