Pages

Por trás das câmeras com Flávio Ricco

Emissoras têm que administrar vaidades na hora de escalar protagonistas de novelas

Renata Sorrah em cena de Senhora do Destino, de Aguinaldo Silva (2005)

A disputa por atores-protagonistas está cada vez mais intensa na Globo. Muitas vezes o mesmo artista aparece em três ou até quatro listas de autores diferentes. E isso aumenta – e muito – a responsabilidade do chamado diretor de núcleo, que às vezes é obrigado a usar de todo o seu poder de convencimento para assegurar os trabalhos do artista pretendido. Além disso, como de costume, há também um empenho para administrar as vaidades de plantão.

A respeito disso, existem duas histórias conhecidas. A primeira envolve a contratação de Marília Pêra pelo SBT, em 1996, para integrar o elenco da novela “A Pantera”, escrita por Vicente Sesso. A artista recebeu rigorosamente em dia tudo o que tinha direito, mas nunca gravou uma cena sequer – não por culpa dela, claro. O trabalho não saiu do papel. O fato é que imediatamente após a confirmação do seu acerto, um diretor da casa foi devidamente enquadrado por duas outras atrizes – uma delas está em “Passione” – querendo saber quanto a Marília ia ganhar. Situação constrangedora.

Outro caso, foi o inconformismo explícito demonstrado em “Senhora do Destino”, na Globo, devido ao crescimento da Nazaré, vivida pela Renata Sorrah. Houve quem se incomodasse – e muito – com isso. Felizmente, o autor Aguinaldo Silva teve jogo de cintura suficiente para administrar a situação da melhor maneira possível. E a novela foi um sucesso.

Patrocinada

A série “As Cariocas”, direção do Daniel Filho, com intensas chamadas na TV Globo para a sua estreia da próxima terça-feira, dia 19, terá como patrocinador a cerveja Devassa. Cota única, preço tabela, R$ 2,9 milhões.

Na Globo

Carla Marins, que viveu a protagonista de “Uma Rosa com Amor” no SBT, está negociando sua volta às novelas da Rede Globo, segundo informações que circulam no Projac. A atriz está bem cotada para reaparecer em uma das próximas produções da emissora.

Questão de espaço

A Bandeirantes tem alcançado resultados muito bons com a sua programação. Vive, indiscutivelmente, uma de suas melhores fases, mas nem isso consegue aliviar as tensões internas. Há casos de diretores batendo de frente.

AgNews

Especial sertanejo

A produtora Gullane Filmes, responsável pelo especial de fim de ano de Chitãozinho e Xororó na Record, mostrará no programa bastidores e alguns trechos do show da dupla realizado recentemente na Via Funchal, em São Paulo. Executivos da emissora, como Mafran Dutra e Paulo Calil, estiveram presentes.

“Nascemos para Cantar”, título do especial, é um telefilme sobre os 40 anos de carreira dos sertanejos. O projeto conta com o apoio da Ancine e será dirigido por André Ristum e Maurício Dias.

Gravando

As gravações da série “Aline”, na cidade de São Paulo, deverão prosseguir até o final deste mês. Terminada esta fase, começará a do Rio de Janeiro. Os 10 episódios estão escritos e aguardando apenas o andamento de externas e estúdios. “Aline” entrará às quintas-feiras na Globo, em janeiro.

Se cuidando

Enquanto não é convocado para novo trabalho na Record, Thiago Gagliasso aproveita esse intervalo para estudar interpretação e fazer trabalho corporal. Está se preparando também para futuras produções no teatro e no cinema.

De duas…

Kayky Brito tem em “Passione”, muito provavelmente, o melhor papel da sua carreira. Mas não está sabendo ou conseguindo aproveitar, porque raramente convence em suas cenas. Fica a dúvida, se é falta de empenho ou de talento. Não poderia ter na história uma mãe tão bem escolhida como a Maitê Proença.

Tudo depende

Verifica-se certo nervosismo em alguns setores da TV Brasil. Com a disputa à Presidência da República mais equilibrada, aqueles que ocupam postos importantes não sabem o que será deles no futuro. Na verdade, tudo que diz respeito a esta emissora vai depender da eleição do próximo dia 31.

Torturador

O ator Nico Puig, depois de “Vende-se um Véu de Noiva”, acertou um novo trabalho no SBT. Ele vai interpretar Filinto, um dos vilões de “Amor e Revolução”, próxima novela de Tiago Santiago na emissora, com direção-geral de Reynaldo Boury. Filinto é um major torturador, filho de um general linha-dura, Lobo Guerra, papel de Reinaldo Gonzaga. As gravações começam em janeiro.

Ilustre morador

Carlos Alberto de Nóbrega trocou o apart hotel, que estava hospedado, por uma confortável casa no condomínio Alphaville 2, em Barueri, São Paulo. A ex-mulher Andréa e os filhos continuam no Alphaville 0.

Encontro

Divulgação/Record

No início de novembro acontece em “Araguaia”, novela das 6 na Globo, o encontro entre Solano (Murilo Rosa) e Beatriz (Eva Wilma), a mãe que ele nunca conheceu. Ela é uma ex-dona de bordel que chega à Girassol com o objetivo de se aproximar do seu filho. Os atores gravaram a cena recentemente.

C’est fini

O SBT Belém, no Pará, emissora própria do Grupo Silvio Santos, receberá grandes investimentos em sua estrutura física e tecnológica. Será reformada totalmente, segundo informações da cabeça de rede em São Paulo. Em 2011, em data que ainda será anunciada, o SBT Belém fará sua primeira transmissão em HD – Alta Definição. Melhorias que devem colaborar na disputa de audiência local com Globo (TV Liberal) e Record. O SBT é o único canal em Belém que não transmite em HD.

Em se tratando de alta definição, quem saiu na frente foi a RBA/Band, depois Liberal/Globo, e a Record.

Paulo Markum deve renovar com a TV Gazeta. O seu atual contrato termina com o segundo turno das eleições.

Ficamos assim. Mas amanhã tem mais. Tchau!

0 comentários: