Pages

Morreu no Rio de Janeiro o arquiteto Oscar Niemeyer.



Nesta noite de quarta-feira (5), morreu o arquiteto Oscar Niemeyer, aos 104 anos no Rio de Janeiro. Ele é considerado um dos nomes mais influentes na Arquitetura Moderna e pioneiro na exploração das possibilidades construtivas e plásticas do concreto armado, com trabalhos reconhecidos em diversas partes do mundo.

Filho de Oscar Niemeyer Soares e Delfina Ribeiro de Almeida, Oscar Ribeiro de Almeida de Niemeyer Soares nasceu no dia 15 de dezembro de 1907, na cidade do Rio de Janeiro. Casou-se com Annita Baldo aos 21 anos, em 1928, ano da formatura no ensino médio. Com Annita, teve sua única filha, Ana Maria Niemeyer, que faleceu em junho de 2012, aos 82 anos.

No ano seguinte ao seu casamento, Oscar Niemeyer entrou na Escola Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro, obtendo o diploma de engenheiro arquiteto, em 1934. Sua carreira profissional iniciou em 1932, quando começou a trabalhar no escritório dos arquitetos Lucio Costa e Carlos Leão.

 Em 2004, sua esposa Annita morreu no Rio de Janeiro. Dois anos depois, Niemeyer casa-se com a sua secretária, Vera Lúcia Cabreira.

 Obras e projetos

A primeira obra que Niemayer teve participação foi o projeto do novo edifício do Ministério da Educação e Saúde, em 1936. Ainda estagiário do escritório de Lucio Costa e Carlos Leão, Oscar Niemeyer fez parte da equipe de desenvolvimento do projeto, composta também por Affonso Eduardo Reidy, Ernani Vasconcellos, Jorge Moreira e Carlos Leão.

 Já o primeiro projeto individual dele que foi construído foi a 'Obra do Berço', em 1937, no Rio de Janeiro. O prédio foi inaugurado no ano seguinte.

 As obras mais conhecidas de Oscar Niemeyer estão em Brasília. Ele foi escolhido pelo então presidente do Brasil, Juscelino Kubitschek, para ser responsável pelos projetos dos edifícios da capital brasileira que seria construída. Entre os trabalhos do arquiteto em Brasília, estão a Catedral de Brasília, o Palácio da Alvorada e o edifício do Congresso Nacional. Outras obras marcantes de Niemeyer são o Conjunto da Pampulha (Belo Horizonte) e o Conjunto Copan (São Paulo).

 A marca de Niemeyer está presente no Brasil e em outros países. No cenário internacional, algumas obras e projetos do arquiteto são a sede da ONU (EUA), a Puerto de La Musica (Argentina), Centro Cultural em Valparaíso (Chile), Centro Cultural Principado de Astúrias (Espanha), Mesquita de Argel (Argélia), Ilha de Lazer em Abu Dhabi (Emirados Árabes Unidos) e Universidade de Ciências e Informática (Cuba).

Mais informações sobre a vida e obra de Oscar Niemeyer podem ser conferidas no site www.niemeyer.org.br


Colaboração: Felipe Guimarães Felp's

0 comentários: