Pages

Curiosidade: A verdade por trás da Gina dos Palitos Roliços de Madeira!


Quem nunca quis  saber quem é a moça dos famosos palitos Gina???
para saber…
Há três décadas ela é famosa e anda pela boca de uma infinidade de brasileiros. Ela é uma marca, amarca de palitos Gina. E quem é Gina? De qual mulher é o rosto que ilustra há exatos 29 anos essas caixinhas de palitos? Gina é a ex-modelo publicitária paulista Zofia Burk. Quando os palitos Gina surgiram no mercado em 1975, ela era uma das mais requisitadas profissionais em sua área – fazia comerciais de xampu, de sabonetes, de maquiagem e de sabão em pó.
Zofia Burk está com 59 anos, mora no bairro paulistano do Sumarezinho, se aposentou após 17 anos de trabalho na Credicard e é parceira do filho numa agência de turismo. Engana-se quem pensa que o nome fantasia Gina enriqueceu Zofia. Ela recebeu apenas um cachê na época. E nada mais. Chegou a processar a empresa, pedindo participação no faturamento, mas não levou a ação adiante. Após deixar a carreira de modelo, Zofia cursou psicologia, profissão que nunca exerceu, e foi guia turística da Stella Barros. A propaganda para os palitos Gina, lhe rendeu o apelido Zofia Palito porque era muito magra na época. E foi também o ponto final de sua carreira de manequim: “Queimou a minha cara, fiquei muito identificada com a marca.”
Entrevista com a Gina que vi no Coxinha Sã:
As pessoas ainda te reconhecem?
Como ainda uso franja e cabelo comprido, tem gente que reconhece, sim. Falam: “eu te conheço de algum lugar. Ah, já sei, você é parecida com a Renata Sorrah!” (risos). “Ser” a Gina não é algo importante pra mim, mas vejo que isso é importante para as pessoas. Quando eu trabalhava na Credicard, toda vez que chegava um funcionário novo me apresentavam como a “moça dos palitos”.
Seus amigos te chamam de Gina?
Não, só quem não me conhece direito. Especialmente pessoas mais humildes, quando descobrem que sou eu a modelo da foto, me chamam de Regina (risos). Mas entre os meus amigos isso já não é mais novidade.
Como aconteceu este trabalho?
Fiz esta foto em 75 e ela começou a ser veiculada em 76. Não conheço a fábrica, não tenho nenhuma relação com a Rela (fabricante dos palitos). Na época, nem sabia que a foto era para aparecer na caixa. Achei que fosse para um display de supermercado. Nem me maquiar direito eu me maquiei…
O cachê foi bom?
Normal. Na média da época.

Você ainda recebe pela utilização de sua imagem?
Nunca recebi! Fizeram uma coisa muito bem-feita no contrato. Assinei cedendo minha imagem por tempo indeterminado. Mas eles usam hoje minha imagem como marca, e não dei autorização para isso.

Já procurou resolver a questão na Justiça?
Procurei há uns 2 ou 3 anos. Peguei os melhores advogados do Brasil, que custariam caríssimo, e perguntei quais eram minhas chances. Me disseram: 50%. Aí eu não quis continuar.

Como foi o início da sua carreira?

Comecei aos 16 anos, em 1942. Fazia feiras em lugares como o Ibirapuera. Como falava vários idiomas (coisa pouca: inglês, espanhol, francês, italiano, hebraico, alemão e mais um dialeto judeu. E nem por isso esnoba como faz o Jô Soares), era sempre solicitada. Na época, modelo era uma profissão um tanto discriminada.


Se insinuando.com

0 comentários: