Pages

Saiba tudo sobre doença rara autoimune que acometeu o ator José Mayer



Afastado das telas após acusações de assédio, no mês passado, José Mayer foi pego de surpresa após ser diagnosticado com Granulomatose de Wegener, doença autoimune que não tem cura e pode ser fatal caso não seja tratada. Depois de descobrir o problema, o ator precisou ser internado na Casa de Saúde São José, no Rio de Janeiro, onde permaneceu por um mês para tratar da enfermidade.

Por ser rara, pouca gente conhece a Granulomatose, cuja identificação muitas vezes é tardia. Isso porque seus sintomas geralmente são confundidos com uma infecção gripal ou uma simples sinusite, é o que explica a médica reumatologista Tatiana Hasegawa. "Para piorar, a doença costuma se manifestar de forma lenta, com isso o diagnóstico se arrasta por vários anos", informa a especialista

Em 80% dos casos, a enfermidade atinge as vias aéreas superiores e inferiores, comprometendo os seios da face, pulmões e causando necroses por onde passa. A médica explica como a Granulomatose de Wegener se manifesta. "De forma geral, a doença causa uma inflamação na parede dos vasos sanguíneos, o que compromete o fluxo e causa necrose e formação de verdadeiros ‘buracos’ dentro do nariz, da faringe e da laringe", afirma.

"Ela literalmente destrói os vasos e a irrigação do nariz e dos órgãos que chamamos de ‘nobres’, como os pulmões e os rins", completa. Os sintomas mais aparentes, portanto, são sangramento frequente do nariz, falta de ar, tosse, escarro com sangue, dor nas articulações e mal-estar geral.

A Granulomatose atinge, prioritariamente, pessoas acima de 50 anos e não tem predileção por sexo, portanto, pode atingir praticamente de forma igualitária homens e mulheres. Uma das formas de diagnóstico é feita por meio de exame de sangue específico, chamado de Anca.

“Nem todo o sangramento intenso significa que a pessoa tenha a doença. A constatação somente é feita por meio de uma série de exames. Além do sanguíneo, já citado, é feita tomografia do tórax e do seio da face. Em alguns casos, é necessária ainda a realização de uma biópsia da lesão”, explica a reumatologista.

Considerada perigosa e fatal, a Granulomatose de Wegener é tratada com imunossupressores e corticoesteróides, além de medicamentos biológicos, que diminuem a evolução da doença. “Ela não tem cura, mas pode ser controlada quando rapidamente detectada e iniciada a intervenção de forma imediata por tratamento medicamentoso. Se o controle não é feito de forma correta, há uma lesão grave dos órgãos, causando insuficiência respiratória aguda ou crônica, além de anemia grave”, conclui Tatiana Hasegawa.


Fonte: Redação RedeTv!

0 comentários: