Família Matheus em A Dona do Pedaço (Foto: Globo/João Miguel Júnior)
Em uma fictícia cidade do interior do Espírito Santo, chamada Rio Vermelho, ainda na década de 1990, duas famílias de justiceiros em A Dona do Pedaço disputam o comando dos negócios na região: os Ramirez e os Matheus. Em nome da hegemonia local, os dois núcleos familiares criam as novas gerações para assumirem o trabalho dos mais velhos. Em meio a esse conflito, nasce uma história de amor com elementos de um dos maiores clássicos da literatura mundial: Romeu e Julieta, de William Shakespeare.
Dulce (Fernanda Montenegro) é a matriarca dos Ramirez. Viúva e responsável pelo clã, vive na mesma casa com seus filhos, noras, sobrinhos, netas e bisnetas. Seu filho Ademir (Genézio de Barros) é casado com Evelina (Nivea Maria) e tem duas filhas: Maria da Paz (Mirella Sabarense/ Juliana Paes) e Zenaide (Manu Fernandes/ Maeve Jinkings). Já Adão (César Ferrario), sobrinho de Ademir, é pai de Hélcio (Dionísio Neto) e casado com Berenice (Maria Sílvia Radonille). Juntos, os dois são os pais de Junior (Bernardo Amil/ Guilherme Leicam) – o filho adotivo do casal – e ajudam a criar o agregado da família, Ricardo/ Chiclete (Luiz Felipe Mello/ Sergio Guizé). Também na casa, vivem as filhas de Zenaide e Hélcio, Fabiana (Maria Clara Baldon/ Nathalia Dill) e Virgínia (Duda Batista/ Paolla Oliveira). Dulce é respeitada por todos e dá sempre a última palavra, a que normalmente prevalece frente a todos os parentes.
Já a família Matheus cresce em torno de Nilda (Jussara Freire), uma mulher dura, forte e capaz de tudo para proteger os seus. Mas, apesar de ser a matriarca, quem dita as ordens na casa é Miroel (Luiz Carlos Vasconcelos), seu marido. Na fazenda, o casal vive com os filhos Ticiana (Áurea Maranhão), Vicente (Álamo Facó) e Amadeu (Marcos Palmeira), além do neto Rael (Luiz Eduardo Toledo/ Rafael Queiroz), filho de Ticiana.
Ninguém consegue determinar o dia exato em que tudo começou, mas fato é que a rivalidade cultivada há anos foi potencializada a cada geração. Esse sentimento só não é compartilhado por Maria da Paz e Amadeu, respectivos herdeiros, que nunca viram no “ofício” das famílias uma opção de vida.
Marcos Palmeiras e Juliana Paes caracterizados para A Dona do Pedaço (Foto: TV Globo/João Miguel Jr.)
Ela, desde muito pequena, cozinha ao lado da avó, que percebe o dom da neta para fazer bolos e a incentiva com afeto, dedicando todo o seu amor. Maria cresce apaixonada pelos doces e capricha nos sabores, despertando as melhores sensações em quem os degusta. Já Amadeu tem a oportunidade de passar um tempo em Vitória, onde se forma em Direito. Com o aprendizado na cidade grande, acredita que pode convencer os familiares a tentarem levar uma vida diferente. Para ele, a violência não pode ser o único caminho, muito menos o sustento de todos. E é através do encontro inesperado entre Maria da Paz e Amadeu que um possível pacto entre as duas famílias pode acontecer.
A próxima novela das nove, A Dona do Pedaço, é escrita por Walcyr Carrasco, com Nelson Nadotti, Márcio Haiduck e Vinicius Vianna, direção artística de Amora Mautner, direção geral de Luciano Sabino e direção de André Barros, Bernardo Sá, Bruno Martins Moraes, Caetano Caruso e Vicente Kubrusly.
0 comentários:
Postar um comentário