Pages

Artista carioca expõe seu trabalho na casa do BBB 19


Will Barcellos, de 43 anos, apresentará uma série de retratos dos participantes ao longo de todo o programa


Desde janeiro, o público vem conferindo uma exposição de arte colorindo a casa mais famosa do Brasil. Se você assiste ao BBB 19, deve ter reparado e se encantado com os retratos de 1,10m dos participantes que foram líderes da 19ª edição do programa. As obras, elaboradas pelo artista plástico Will Barcellos, de 43 anos, morador da Zona Oeste do Rio, são as primeiras de uma série de retratos dos participantes que será apresentada ao longo do reality show. Todos os quadros foram desenhados por Barcellos, que vem dividindo o seu tempo entre a produção dos retratos e o seu trabalho como gerente de loja num shopping, na Zona Norte carioca.

As telas foram produzidas por meio de técnicas como pontilhismo, aquarela e aguadas de nanquim, café e "qualquer líquido que tenha cor e dê vontade de jogar no papel", passeando pelo realismo, surrealismo e combinações geométricas e psicodélicas. Para esse trabalho, Will destaca que o processo criativo foi intenso, mas serviu como uma oportunidade de superar e ampliar seus próprios limites artísticos:

- A série criada para o BBB exigiu muito tempo de estudo e dedicação. É um desafio captar e reproduzir expressões muito íntimas e subjetivas de cada um. Desafio ainda maior é fazer tudo isso em muito pouco tempo, nas horas em que eu não estava trabalhando. Mas, ao final, o resultado foi uma sequência de quadros que passeiam por diferentes referências acumuladas ao longo de todo o meu trabalho. Foi uma oportunidade de evoluir enquanto artista.

Os primeiros passos de Will

Um amigo de família identificou no então menino de 14 anos, que adorava desenhar e rabiscar num papel, o potencial para as artes plásticas. Após conseguir uma bolsa de estudos, Will começou a receber os seus primeiros princípios artísticos na Sociedade Brasileira de Belas Artes (SBBA), no inicio dos anos 90, onde buscava a naturalidade e expertise nas técnicas e materiais artísticos tradicionais.

Criado numa família simples e morador de Jardim Sulacap, na Zona Oeste do Rio, a necessidade de trabalhar e ganhar dinheiro para se sustentar fez com que o artista vivesse entre saídas e retornos ao mundo das artes. Mas foi em 2013 que Will começou a ganhar mais visibilidade, ao compartilhar suas criações nas redes sociais. A partir desse momento, viu a reciprocidade positiva de amigos, outros artistas e desconhecidos, iniciando o ano de 2014 dando vazão ao seu inconsciente e utilizando, principalmente, a psicologia como inspiração no caminho da sua arte.

Will ainda não vive exclusivamente do seu trabalho artístico, mas já abriu espaços para mostrar ao mundo que, pela imaginação, podemos transformar e ser transformados: desde 2014, o artista já expôs o seu trabalho no Centro Cultural Altefeuerwachena e na Galeria Silêncio, ambos na cidade de Köln, na Alemanha; no Centro Cultural da UFSJ, em Minas Gerais; ganhou em 1º lugar o Concurso de Layout Artístico de Canetas, da marca alemã Staedtler; e participou do programa Encontro com Fátima Bernardes, da TV Globo, apresentando suas obras, além de outrasparticipações na imprensa.

Agora, com o seu trabalho exposto na casa do BBB 19, o artista pretende atrair parceiros para colocar em prática um antigo desejo:

- Para além de conseguir viver do meu trabalho artístico, quero também apoiar e ajudar jovens periféricos a se inserirem nas artes plásticas. São jovens que, assim como aconteceu comigo, só precisam de um olhar atento, uma palavra de motivação e de uma oportunidade para se desenvolverem.

Clique aqui para ver algumas obras de Will Barcellos.

0 comentários: