Pages

Afiliada da TV Globo é condenada por plágio no interior de SP

Renan Justi e Izabela Vasconcelos


http://www.valgarcia.com.br/images/noticias/normal/%7B334991B1-2920-4573-9A89-EF3BA50BBD6A%7D_vanguarda.gif


A TV Vanguarda, afiliada da Rede Globo em São José dos Campos (SP), foi condenada por plágio pela 1ª Vara Cível da cidade. A emissora, que tem entre seus sócios o ex-diretor global José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, é acusada de copiar o formato do programa “Conversa de Botequim”, da TV Altiora, de Bragança Paulista (SP). Na afiliada da Globo, a atração é exibida como “Boteco Vanguarda”.


O programa foi criado em 2005 e surgiu de uma parceria entre a produtora ZP6 e a TV Altiora. Segundo a emissora de Bragança Paulista, a produtora chegou a oferecer o formato para a afiliada a TV Vanguarda, mas ela se mostrou desinteressada, no entanto pouco tempo depois estreou um programa nos mesmos moldes.


“Em 2007, fomos surpreendidos pelo programa Boteco Vanguarda, exatamente igual ao nosso, ficamos surpresos. O programa é formatado no ambiente de bar, apresentado por três apresentadores, o cenário, a princípio, idêntico”, afirma Mello Jr, diretor e apresentador do programa que era exibido na TV Altiora e voltará ao ar nesta sexta-feira (8/4), com novo nome, “Botequim Nova Geração”.


Caso a afiliada da Globo não suspenda a atração, pagará uma multa de R$ 5.000 por exibição, além de uma indenização, que será estipulada. A reportagem tentou contato com a TV Vanguarda, mas a direção não se manifestou.

0 comentários: