Pages

Agildo Ribeiro posa com Topo Gigio: ‘Era a Xuxa daquela época’

Na hora de imaginar uma página para a edição especial da “Revista da TV”, publicada hoje, lembrei do Topo Gigio. Quem era criança nos anos 70 conheceu o programa que Agildo Ribeiro apresentava na Globo, contracenando com o ratinho. Invenção da TV italiana, ele fez o maior sucesso aqui e gerou uma febre, uma espécie de prenúncio dos licenciamentos de hoje. Toda criança queria o disco compacto em que o boneco cantava “Chove chuva” e “Meu limão, meu limoeiro”. No programa, Agildo perguntava: “já escovou os dentinhos?” e ele respondia que sim e desejava “boa noite para todos”.

Topo Gigio voltou à televisão na Band nos anos 80, mas nunca mais com a mesma repercussão. O exemplar da foto abaixo foi comprado de um colecionador num leilão na internet e é meu. Nem Agildo Ribeiro tem um. Achei que ele despertaria boas lembranças em muitos leitores. A TV está fazendo 60 anos e o Topo Gigio é só um pouco mais jovem, foi criado em 1958. E serviu para animar crianças telespectadoras de mais de uma geração.

Se dependesse da vontade e da saudade de Agildo Ribeiro, Topo Gigio voltaria à TV. O humorista, de 78 anos, relembra o sucesso que fez com o ratinho nos dois anos (69 e 70) em que ficaram no ar com o programa “Mister Show”, nas noites de quinta-feira.

- O impacto foi muito grande, fazíamos muito sucesso. Eu era a Xuxa daquela época – diz ele, que acha que a programação para a criançada não anda boa:

- Os desenhos animados estão muito violentos, alguns mostram até metralhadoras. O Topo Gigio era pura magia.

Patrícia Kogut.com

0 comentários: