Pages

Lugar de eletrônico não é no lixo



A Fundação Getúlio Vargas fez uma pesquisa e constatou que foram comercializados no Brasil 12 milhões de computadores em 2009 com tempo de vida médio estimado entre 3 e 4 anos. A Anatel registrou a venda de 21 milhões de aparelhos celular, com tempo médio de vida de 01 ano a 06 meses.

Então podemos calcular que mais ou menos em 2013 vamos ter 12 milhões de computadores no lixo, assim como em 2011 serão 21 milhões de celulares descartados também. É muita coisa, é muito lixo! Além de ser um perigo.

Você sabe que ao perderem a utilidade, PCs, teclados, impressoras, mouses, hard disks, drives, celulares, câmeras entre outros equipamentos eletroeletrônicos oferecem risco à saúde se jogados no lixo comum, pois contém chumbo e metais pesados que contaminam o solo por centenas e centenas de anos?

Então nunca jogue um computador, uma bateria ou um celular no lixo comum. Essas peças ainda podem render na mão de outras pessoas antes de serem completamente inutilizados.

O Exército da Salvação é uma ótima opção pra quem tem computadores, celulares, videogames e demais equipamentos eletrônicos para doar. Lá todos os objetos recebidos são encaminhados para galpões e são triados e é feita uma manutenção. Em seguida são colocados à venda em bazares beneficentes e a renda é destinada à programas sociais do Exército de Salvação.


Para doar basta entrar em contato com a Central de Atendimento ao Doador - Rio de Janeiro: (21) 3879-9600 ou São Paulo: (11) 5562-2285, de segunda a sexta, das 8h às 18h, e sábados, das 8h às 13h. Os objetos em condições de uso são retirados em domicílio pelos caminhões do Exército de Salvação.

Também é possível agendar sua doação pela internet com a opção de envio de foto do equipamento a ser doado. Em seguida, o Exército de Salvação entrará em contato para confirmar o cadastro e agendar o melhor dia para efetuar a retirada.

A USP também inaugurou recentemente um Centro de Reúso de Resíduos de Informática no campus da capital para fazer coleta, triagem e categorização de lixo eletrônico. Inicialmente está aberto para funcionários das unidades da USP, familiares de funcionários, alunos e docentes. Num futuro próximo, o público em geral será beneficiado.

Enfim, o lixo eletrônico precisa de um destino digno que não destrua a natureza e se for possível ainda dar uma sobrevida à essas peças, melhor!! Elas podem úteis a quem não pode ter um equipamento top de linha.

0 comentários: