Pages

A queda estrondosa da Record



Ultimamente, tivemos acompanhando uma brusca queda no ibope da rede Record de televisão. Aparentemente a moral da emissora que constava ser a “potência emergente” da televisão brasileira e, segundo a mesma, não superava a Globo por pouco, anda meio cabisbaixa. Na analítica dessa semana, analisaremos a história dessa emissora que parece ser a mais polêmica de todas. Seja no quesito de programas ou mesmo pela sua religião enfatizada na maioria de seus programas. Prosseguimos.

1. A posse do segundo lugar.

Para telespectadores mais antigos, o SBT sempre foi a emissora colocada em segundo lugar, antes da gigantesca global, porém, nos últimos anos, a Record seguiu um ritmo de crescimento fora do normal, ultrapassou o SBT em muitos horários e apresentava forte expectativa ante aos telespectadores para ser a emissora mais assistida, no entanto, no ano de 2009, pareceu haver uma queda infeliz na audiência da emissora. Vamos aos fatos:
Programas repetitivos: Desde meados da década de 90, a Record mantém os velhos padrões de jornalismo, programas de sensacionalismo sanguinário e alguns programas vespertinos prosaicos e sem tempero. Geraldo Luís foi um ótimo exemplo de queda, em 2008, possuía bons índices de ibope, porém em 2009, não foi o que aconteceu, mudaram ele de horário e o colocaram em um programa no estilo do antigo João Kleber, ou ainda, Márcia Goldschimidt. Isso advém de uma queda no ibope do balanço geral que, por falta de matéria, estavam passando estórinhas de assombração, lobisomen, disco-voador, etc. Uma pauta completamente absurda e sem sentido, isso quando não vinham os cães geniais que faziam cálculos matemáticos.

Enfim, o conteúdo dos programas da Record não são diversificados, porém, esperávamos uma forte alteração nessa programação a partir do momento em que contrataram o Gugu e nos decepcionamos vendo que o programa dele não passou de imitação grosseira de programas como Domingo da Gente, Melhor do Brasil, etc.
IURD: Quando estourou a bomba de que o ministério público entraria com ação em cima da Record, além de horas de jornalismo baixo e grosseiro, vemos que a Record vem caindo, talvez isso possa ter um vínculo com as acusações do ministério público que acusam a Record de usar dinheiro da igreja para fortalecimento de capital da Record, seria muito provável que, por causa das investigações, a IURD tivesse cessado capital para a Record, porém isso é só suposição, não cabe ao crítico fazer pré-julgamentos.

2. A concorrência desleal

A Record, não consegue obter ênfase no horário nobre devido às novelas da Globo que, sempre são bem escritas por excelentes e ilustres autores, além dos atores Globais de alto valor que fazem a Globo sempre sair disparada na frente em questão de novelas e quando todos esperavam um investimento brilhante e alto nessa parte, emerge das profundezas dos baús de Edir Macedo, uma novelinha de monstros, vampiros, etc. querendo fazer concorrência com as pérolas da Globo, porém já foi muito discutida essa questão de “Os mutantes”, então que fique no passado.
Quanto ao horário da manhã, sabemos que os programas infantis estouram nas telinhas, quanto a isso, a Record reage colocando Celso Zucatelli (sensacionalista), depois Luciana Liviero e esses programas convencionais de dona de casa, enquanto TV Globinho e Bom dia e cia., do Silvio Santos, estouram as audiências e, até mesmo a TV cultura tem uma audiência relevante no horário, mais uma vez a Record sai perdendo.

Quanto aos noticiários da Record, quando acontece algo, é passado, no mínimo vinte vezes a mesma cena, a mesma matéria e os mesmos comentários, maioria das vezes feitos pelo Sr. Percival de Souza e seus comentários impertinentes.

Conseguimos entender, analisando os índices de audiência que, Pica Pau, programação recente da Record, acaba trazendo muito mais audiência e diversão do que os programas genuinamente “recordianos” e, analisando isso, entendemos que a Record já cansou e precisa renovar seus preceitos e programas para ganhar a preferência do povo.


Fonte: Todo Canal

0 comentários: