Pages

Globo baixa decreto para calar seus artistas na Internet


No início da noite de quinta-feira (10), a TV Globo soltou um comunicado interno restringindo o uso de mídias na Internet, como blog, twitter, facebook, orkut, por seus artistas contratados. A informação foi dada pela coluna Radar, da Veja online.

A história caiu como uma bomba na ferramenta que está na crista da onda da web: o twitter, miniblog que conta com inúmeras celebridades contando seus passos diários. Alguns atores como Bruno Gagliasso e Fernanda Paes Leme já se manifestaram, classificando de censura a decisão do canal dos Marinho de vetar sua liberdade de expressão.

E tem quem diga que, mesmo sendo contratado da emissora carioca, irá continuar surfando nestes sites de relacionamento que, segundo avaliam, são canais de comunicação com os fãs.
Pelo comunicado da Globo, ainda segundo a Veja online, fica proibida “a divulgação ou comentários sobre temas direta ou indiretamente relacionados às atividades ligadas à emissora; ao mercado de mídia ou qualquer outra informação e conteúdo obtidos em razão do relacionamento com a Globo”.

E mais: só com autorização da Globo seus contratados poderão ter blog, twitter etc. vinculados a outros veículos de comunicação.

A emissora carioca justifica o ‘facão’, alegando que o objetivo é proteger seus “conteúdos da exploração indevida por terceiros, assim como preservar seus princípios e valores”.
Bom, resta agora saber quem obedece ou não a norma implantada pela Vênus Platinada.

Astrid Fontenelle, que dá expediente no canal pago GNT, que pertence à Globosat, é uma das celebridades que se manifestou com relação ao comunicado. Segundo ela, na ‘polemica Globo x artistas twitteiros’, o “fato: nos contratos assinados têm clausula de direitos sobre todas as mídias, incluindo as que forem desenvolvidas… amarração total…. mas todo mundo assina!”, diz ela.

O cantor Tico Santa Cruz, que vem sendo boicotado por algumas rádios por “falar demais”, segundo ele mesmo diz, defende a atitude da Globo: “No caso da Rede Globo em especial, “entendo a emissora querer proteger seus interesses e aceita quem quiser.”

Bruno Gagliasso, contratado da Globo e twitteiro de carteirinha, atribui o veto à censura:
“Amo o que faço: arte!!!Sou contra qualquer tipo de censura.”

Outra twitteira assídua e artista da Globo, Fernanda Paes Leme também reclama:
“Não existe Arte sem liberdade de expressão!”
E Fê justifica o fato de não obedecer à sua contratante:
“Blog twitter ajudam o público a conhecer o artista por trás do personagem… eu vou continuar por AQUI!”

0 comentários: